Início

Curriculo
Produção Intelectual
CMC
Publicações eletrônicas
Museus científicos virtuais
Contato


Links
Links

Centros de Pesquisa e Publicação

e*pub - Grupo de Publicações Eletrônicas em Medicina, Biologia e Saúde
http://www.epub.org.br/

Um dos primeiros projetos em publicação eletrônica científica na Internet no Brasil, surgido em 1994 como divisão interna do Núcleo de Informática Biomédica (NIB) da Universidade Estadual de Campinas, com o desenvolvimento do Hospital Virtual, um recurso de informações médicas na Internet e de revistas eletrônicas como os Arquivos Brasileiros de Cardiologia, Online Journal of Plastic and Reconstructive Surgery e a Revista da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo. O grupo não se limita a desenvolver e fomentar a publicação eletrônica no âmbito da comunicação entre cientistas, mas também desenvolve revistas eletrônicas voltadas ao público leigo como a revista Saúde e Vida Online e Nutriweb.

Base de Dados Tropical, Fundação André Tosello
http://www.bdt.org.br

Iniciativa da Fundação André Tosello, uma organização sem fins lucrativos voltada à disseminação e divulgação de informação científica entre a comunidade científica e técnica nacional e internacional, especificamente na área de informação biológica, de interesse industrial e ambiental. Um de seus principais projetos é o serviço de publicações eletrônicas denominado Bioline Publications, implementado em 1994, que através da colaboração de editores e autores, permite o acesso à 26 revistas científicas na área de biociências, distribuindo artigos científicos, relatórios e boletins informativos eletronicamente. Este projeto é uma iniciativa de colaboração "norte-sul", através do estabelecimento de uma parceria com o U.K. Editorial and Publications Office. O serviço disponibiliza os resumos gratuitamente, sendo que o acesso aos textos completos é oferecido através de uma assinatura com o preço a nível de recuperação de custos. Além de disponibilizar o conteúdo através de uma interface WWW, o serviço também pode ser consultado através de correio eletrônico, uma facilidade orientada aos usuários de países que não possuam recursos de Internet totais.

SciELO - Scientific Electronic Library Online
http://www.scielo.br/

A Scientific Electronic Library Online, (SciELO) é uma biblioteca virtual abrangendo uma coleção selecionada de periódicos científicos brasileiros e cujo objetivo global é "contribuir para o avanço da pesquisa científica brasileira, através do aperfeiçoamento e da ampliação dos seus meios de divulgação, publicação e avaliação", com o "desenvolvimento de uma metodologia comum para a preparação de publicações científicas eletrônicas e para a recuperação de seu conteúdo". O projeto foi desenvolvido conjuntamente pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), em parceria com o Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (BIREME), sendo disponibilizado ao público a partir de 1998. O projeto utiliza uma metodologia de publicação e catalogação, denominada Metodologia SciELO, baseada em normas nacionais e internacionais de apresentação e de edição de revistas e de artigos, considerando-se também as necessidades reais das publicações brasileiras, os estilos e as tradições editoriais e científicas das diferentes áreas. O acesso por parte dos usuário finais é realizado através de uma interface World Wide Web, sendo que os textos completos de cada periódico podem ser acessados através de índices ou através de um módulo de busca.

Electronic Publishing Research Group (EPRG) - University of Nottingham
http://www.ep.cs.nott.ac.uk/

Grupo de pesquisa sediado na School of Computer Science and Information Technology na Universidade de Nottingham, fundado em 1985. Atualmente o grupo está desenvolvendo um projeto conjuntamente com a empres Adobe Systems para avaliar o impacto do formato SVG para gráficos baseados em vetores na World Wide Web, além do projeto ESPERE (consultar mais abaixo).

UKOLN - UK Office for Library and Information Networking
http://ukoln.bath.ac.uk/

Foco de pesquisa em adminstração da informação em redes informáticas, providencia políticas, pesquisa e sistemas de alerta para a comunidade da ciência da inforamação e da biblioteconomia no Reino Unido, estando sediado na University of Bath. Seus serviços, eventos e projetos tratam de metadados, interoperabilidade de sistemas, bibliotecas públicas, redes de computadores, bibliotecas e sistemas distribuídos e administração bibliográfica.

HighWire Press
http://highwire.stanford.edu/

O grupo High Wire Press, uma unidade da Biblioteca da Universidade de Stanford, foi fundado no início de 1995, sendo responsável pela produção online da publicação semanal, Journal of Biological Chemistry, da American Society for Biochemistry and Molecular Biology. As publicações apoiadas pelo HighWire têm seu foco na área de ciência, tecnologia e medicina (STM) e estão entre os títulos de maior impacto dentro da literatura, sendo que atualmente são publicados 206 títulos. Na maior parte destes, os artigos podem ser visualizados tanto em formato HTML como em formato PDF, sendo que a primeira opção geralmente é utilizada para a navegação e exploração do texto online e a segunda para a impressão e leitura offline. A versão eletrônica de determinada revista geralmente está disponível antes do que a versão em papel, e facilidades de busca por palavra-chave e vínculos com bases de dados bibliográficas estão a disposição dos usuários. Além disso, algumas iniciativas inovadoras à publicação eletrônica foram implementadas, como vínculos entre diferentes revistas, vínculos bidirecionais entre referências citadas e artigos citantes, busca cruzada em vários títulos e publicação puramente eletrônica.

Physics Eprint Archive, Los Alamos National Laboratory
http://xxx.lanl.gov

Fundado pelo físico Paul Ginsparg, o Physics Eprint Archive surge como continuação de 25 anos de tradição na área de física de partículas em se disponibilizar os documentos científicos antes da revisão formal na forma de "preprints". Os documentos são submetidos pelo autor na forma de "e-prints", onde são automaticamente indexados e disponibilizados gratuitamente através de uma interface WWW, correio eletrônico ou por FTP. O uso deste sistema implantado em 1992 e financiado National Science Foundation (NSF) e pelo Department of Energy (DOE) é quase universal, sendo que praticamente toda pesquisa no campo de física teórica de altas energias está disponível através deste arquivo. Os campos da matemática, ciências da computação e ciência cognitivas também estão sendo servidos pelo repositório e atualmente existem 11 servidores similares servindo outras disciplinas científica.

JSTOR
http://www.jstor.ac.uk/

O JSTOR é uma organização independente sem fins lucrativos estabelecida em 1995 pelo Fundação Andrew W. Mellon, cujo objetivo inicial era desenvolver um arquivo eletrônico certificado da principal literatura acadêmica, com ênfase na conversão retrospectiva dos arquivos de revistas chaves. Esta ênfase é explicada como decorrência da necessidade de se solucionar os problemas de espaço gerados por esta literatura em bibliotecas, sendo a digitalização dos documentos ao mesmo tempo uma forma de economizar espaço e de melhorar o acesso ao conteúdo. O estabelecimento do projeto, enquanto pesquisa, visa investigar a viabilidade econômica da solução digital, em relação ao problema do armazenamento físico da literatura científica. A metodologia utilizada consiste na digitalização dos arquivos passados, que são combinados com um arquivo de texto simples, o qual permite a realização de buscas dentro do conteúdo. O arquivo eletrônico é atualmente armazenado em servidores-espelho na Universidade de Michigan e na Universidade de Princeton. A partir de 1997, o projeto passou a adotar um modelo econômico que permitisse sua auto-sustentação, sendo a base de dados acessível à bibliotecas acadêmicas que tenham assinado um acordo de uso e contribuído financeiramente para a recuperação dos investimentos realizados.

eLib: Electronic Libraries Programme
http://www.ukoln.ac.uk/services/elib/

Programa de pesquisa e desenvolvimento consistindo de mais de 60 projetos que "transformem o uso e armazenamento do conhecimento em instituições de educação superior", em temas complementários ou que se sobreponham entre si, no âmbito das iniciativas das bibliotecas digitais e publicações eletronicas. A filosofia do projeto é utilizar as tecnologias de informação para criar um serviço de bibliotecas efetivo no futuro. Financiado pelo Higher Education Funding Bodies e pelo Joint Information Systems Comitee (JISC) do governo do Reino Unido. Os projetos estão centrados ao redor de temas como bibliotecas híbridas, preservação digital, acesso a recursos de rede, digitalização, entrega eletrônica de documentos, revistas eletrônicas (destacando-se o projeto SuperJournal), publicação sob demanda, "preprints", certificação da qualidade, além de serviços de informação, treinamento e alerta sobre os projetos sendo desenvolvidos.

SuperJournal Home Page
http://www.superjournal.ac.uk/sj/

O projeto SuperJournal desenvolvido dentro do âmbito do Electronic Libraries Programme (eLib), a partir de 1995, representa uma colaboração entre editores, universidades e bibliotecas visando o desenvolvimento de revistas eletrônicas multimídia. Com o objetivo de se obter uma massa crítica de publicação, foi desenvolvida uma larga gama de versões eletrônicas de revistas científicas dotadas de análise por pares e de reputação estabelecida, em áreas de impacto como genética molecular, polímeros e físico-química, comunicação e estudos culturais, ciência política e ciências da computação. Além disso, os títulos selecionados apresentavam potencial para a adoção de multimídia em seu conteúdo, como por exemplo a visualização de estruturas químicas complexas em três dimensões no caso das revistas de química; rotinas e programas descritos em artigos de revistas de computação, assim como simulações online e resultados na forma de bases de dados utilizáveis, no caso de todas revistas, reportando dados de experimentos ou estudos estatísticos. Em termos de pesquisa, o projeto foi terminado em dezembro de 1998, com o fim do financiamento previsto, providenciado pela Joint Information Systems Committee (JISC) do Higher Education Funding Councils. Ao mesmo tempo em que surgem as primeiras avaliações sobre os resultados conseguidos, estudam-se as possibilidades de se manter e continuar o acervo de revistas eletrônicas existentes.

The ESPERE Project
http://www.espere.org/

O projeto ESPERE está investigando as questões técnicas e culturais envovidas na submissão eletrônica de artigos científicos, especialmente no concernente às ciências biomédicas. Nestas disciplinas, particularmente, gráficos e tabelas são uma importante parte do artigo científico, dificultando a submissão eletrônica. O projeto está pesquisando formatos portáteis e amigáveis ao usuário para permitir a transferência de arquivos e diminuir o tempo entre a submissão do artigo e sua publicação final.