Indice de Artigos

A informática ubíqua

Renato M.E. Sabbatini

Uma viagem recente aos EUA deixou claro para mim que, desta vez, a Informática está entrando para valer no cotidiano de todas as pessoas. Quem não souber usar, vai se tornar tão marginalizado quanto um analfabeto.

Alguns exemplos ilustrativos:

A próxima revolução em informática do cotidiano virá com a Internet. Ela provocará um entrelaçamento ainda maior de tecnologias já existentes, como a TV, o telefone, e a rede de computadores. Diversas empresas, como a Compaq e a Microsoft, estão preparando para o Natal deste ano lançamentos espetaculares de computadores extremamente simplificados, na faixa de preço dos 300 dólares, que, acoplados a linha telefônica, permitirão o acesso irrestrito a Internet, a partir de lares, empresas, lojas, terminais públicos, etc. Dentro de um ou dois anos, o preço desses computadores especiais para acesso a Internet estará tão barato, que provavelmente passarão a ser embutidos dentro de eletrodomésticos comuns, como ao próprios aparelhos telefônicos, TV's e rádios.

Pode parecer que coisas como essas são sofisticadas demais para o publico médio. Entretanto, experiências de sucesso, como o Minitel francês, provam que esta crença é errônea. O ministério de telecomunicações da Franca eliminou as listas telefônicas, e passou a distribuir pequenos terminais de videotexto, que, acoplados ao telefone, oferecem informações de todo tipo, alem de permitirem aplicações em forma de diálogos interativos. Para se ter uma idéia de seu potencial (amplamente aceito e utilizado de forma corriqueira por praticamente toda a população), pesquisas de opinião publica e eleições simuladas são realizadas com grande facilidade. No entanto, curiosamente, o Minitel só deu certo na França. Por que será ?


Publicado em: Jornal Correio Popular, Campinas,

Autor: Email: sabbatin@nib.unicamp.br
WWW: http://www.nib.unicamp.br/sabbatin.htm Jornal: cpopular@cpopular.com.br


Copyright © 1996 Correio Popular, Campinas, Brazil