Webmail - Email portátil

<Revista Intermedic, Campinas, v. 2, n. 4., abril de 1998

Um paradoxo corrente da tecnologia é o de que ela ao mesmo tempo oferece soluções práticas para o mundo moderno, mas também devido a ela surgem novos problemas, inexistentes antes. Um destes problemas, que atinge o usuário frequente do correio eletrônico, é o acompanhamento das mensagens recebidas através de sua conta. Durante uma viagem, ou qualquer tempo de ausência em que esta pessoa estiver longe de seu computador, mensagens importantes correm o risco de não serem lidas, ou então um grande número de mensagens se acumula na caixa postal. Uma solução para este situação é disponibilizada pelo webmail, também conhecido como free-email.

O webmail é um sistema de correio eletrônico baseado na WWW oferecido gratuitamente por grandes empresas de serviço e informação on-line. Através de uma interface gráfica, o usuário pode ler e mandar mensagens, sem que seja necessário instalar ou configurar um software de correio eletrônico no computador que está sendo utilizado, bastando que este esteja conectado à Internet. O usuário, no ato do registro, pode escolher um nome de usuário e uma senha, de forma que sua privacidade e a de suas mensagens seja garantida.

Os serviços de webmail mais sofisticados reproduzem com grande fidelidade os clientes de correio eletrônico mais modernos disponíveis no mercado, disponibilizando recursos como anexação de arquivos (attachment), livro de endereços, criação de pastas para arquivamento e mensagens formatadas em HTML. Além disso, em serviços como o Yahoo Mail é possível ler as mensagens de uma conta tradicional de correio eletrônico (conta POP), bastando saber configurar corretamente os dados do servidor. Este recurso talvez seja o mais interessante de todos, pois o usuário pode manter-se a par das mensagens que recebe através de seu endereço normal, em qualquer lugar que esteja. De modo geral, a utilização do webmail é bastante simples e intuitiva e não oferece qualquer mistério a quem já está acostumado a utilizar uma conta de correio eletrônico de uma provedora comercial.

Bastante utilizado em universidades e centros acadêmicos, onde os alunos possuem acesso à Internet em salas de computação, mas sem possuir contas próprias, o webmail também pode ser usado de outras formas, além de fornecer acesso remoto ao correio eletrônico. Ele pode ser utilizado, por exemplo, para fornecer contas próprias para todos membros de uma família, em oposição à conta única fornecida pela maioria das provedoras. Além disso, o usuário pode registrar um nome de usuário que esconda seu nome real e usar esta conta se quiser manter sua identidade em sigilo.

Devemos ressaltar, porém, que o uso do webmail é mais lento do que o de uma conta tradicional, pois cada ação (por exemplo, ler ou arquivar uma mensagem) implica em uma transação cliente-servidor. Nos serviços mais populares, que contam com milhões de usuários, tal problema pode ter um aspecto ainda mais sério, devido ao grande número de acessos. Outra implicação importante é a falta de sigilo inerente a tais sistemas, pois nada impede que os responsáveis pelos serviços monitorem ou acabem por apagar totalmente suas mensagens. No entanto, se utilizado de maneira cautelosa e consciente, é uma ferramenta muito útil para o internauta.

No exterior

No Brasil


Voltar