Informática Prática

Educação Médica Continuada pela Internet

 

Renato M.E. Sabbatini

 

Revista Médico Repórter 2: 20-22 (Dez. 1998).
Veja também: Índice de Artigos de Informática Médica de Renato M.E. Sabbatini


O progresso inexorável das ciências médicas é uma boa coisa, ninguém duvida. Nunca se pesquisou tanto, nunca aconteceram tantas descobertas novas, em tão pouco tempo, na história da medicina. E podemos ter a certeza absoluta de que esse ritmo alucinante continuará aumentando e aumentando nos próximos anos e décadas. Alguns fatos que nos fazem refletir:

Qual é a solução para esse verdadeiro drama de Sísifo? (o famoso personagem da mitologia grega que empurrava todo dia uma pedra para o alto de um morro, para vê-la de volta ao vale no dia seguinte).

Resposta: continuar a aprender, sempre (o que os americanos estão chamando de "life-long learner). Isso nunca foi novidade, mas agora as cobranças estão aumentando. Exemplo? Um médico especialista nos EUA é obrigado a renovar a cada dois anos o seu título, através da demonstração formal de que continuou a estudar e se aperfeiçoar, sob pena de perdê-lo. É a recertificação médica, já existente em muitos países, e que também está chegando no Brasil, pelas mãos da Associação Médica Brasileira (AMB). Mesmo nos países onde isto não é obrigatório, é cada vez maior o número de empregadores que exigem demonstração disso no currículo dos candidatos a postos médicos.

Saindo do sufoco

É aqui que entr tradicional fonte de informações científicas médicas de qualidade, que é o Index Medicus, da National Library of Medicine dos EUA, está disponível gratuitamente em todo o esplendor de seus 10 milhões de referências bibliográficas, desde 1972 (veja endereços ao final). O resultado da pesquisa vem em segundos, e a maioria dos artigos tem o resumo em inglês. Poucos ainda, mas em número crescente, tem um apontador para o local onde o artigo em texto completo pode ser encontrado. Bem usada, esta base de dados on-line, que se chama MEDLINE (e que também pode ser acessada no Brasil, através de uma interface em português, na BIREME), é um maná precioso de informações para o médico, que nem precisa sair de casa para visitar uma biblioteca fenomenal.

Falando em revistas eletrônicas, é cada vez maior o número de publicações médicas disponíveis na Web, proporcionando um volume considerável de informação imediata, sem necessidade de ir a biblioteca, ou sem passar pelo dissabor de não encontrar uma assinatura da revista procurada. A MedWeb Plus tem um ótimo índice de quase todas as revistas publicadas. Um índice das revistas brasileiras pode ser encontrado no Catálogo Brasileiro da revista Intermedic. Além disso, já existem vários projetos de publicação médica na Internet, como o Grupo e*pub de Publicações Eletrônicas em Medicina e Biologia, mantido pelo Núcleo de Informática Biomédica da UNICAMP, que tem 12 revistas, o projeto SciELO, mantido pela FAPESP em São Paulo, e, internacionalmente, a Highwire Press, da Universidade de Stanford, que tem uma quantidade inacreditável de revistas de altissimo nível. Vale a pena visitar o site.

Outros sites fazem o trabalho de resumir artigos científicos publicados ou notícias médicas de impacto e colocá-los à disposição do médico. No exterior, os melhores são o WebMedLit e o InteliHealth. No Brasil existe um simpático serviço disponibilizado por estudantes de medicina da UFRJ, chamado MedReporter, que também envia as notícias por email.

É também cada vez maior o número de locais da World Wide Web (WWW, ou Web, para os íntimos) com informações de alto valor para quem deseja se atualizar. São dezenas de milhares de recursos, que podem ser encontrados facilmente em cátalogos especializados. Um dos maiores e mais completos no Brasil é o Hospital Virtual Brasileiro, que tem informações de apoio educacional em mais de 60 especialidades médicas e paramédicas, e que foi criado por nós no Núcleo de Informática Biomédica da UNICAMP, em 1996, com o apoio dos Laboratórios Biosintética, da Olivetti do Brasil e da Associação Médica Brasileira.

hvb2s.gif (111903 bytes)

Educação para todos

Mas o objetivo principal deste artigo é dar algumas indicações sobre os "sites" da Internet que oferecem cursos de educação médica continuada à distância (também chamados de currículos eletrônicos ou cursos on-line). Eles se diferenciam dos demais recursos de informação na Web em dois pontos: