Indice de Artigos

Tapando o Sol com a Web

 

Renato Sabbatini

O eclipse solar total de 11 de agosto de 1999 é um bom exemplo do fantástico poder da Internet na difusão do conhecimento e na aplicação de novas tecnologias interativas que o meio proporciona. Pelo fato de sua trajetória principal passar bem em cima da Inglaterra e Europa Central, e também por ser o último eclipse do milênio (não haverá nenhum no ano 2000), o interesse gerado pelo fenômeno foi enorme, e isso naturalmente repercutiu intensamente na Internet. O mais fascinante é que pessoas como nós, em países onde o eclipse não pode ser observado, puderam acompanhar o evento em tempo real, como se estivessem na Europa.

Preparando-se para o evento, muitas organizações científicas, agências de notícias, etc., montaram sites específicos nos meses que o precederam. Quanto às agências de notícias, os melhores foram os sites especiais da emissora britânica BBC (http://www.bbc.co.uk/eclipse/), do canal Discovery (http://www.discovery.com), e das revistas de divulgação em astronomia Sky & Telescope (http://www.skypub.com/) e Astronomy Now (http://www.astronomynow.com/). O da BBC, especialmente, era riquíssimo em informações sobre onde e como observar, que precauções de segurança tomar, etc. Vários dos sites colocaram webcams (câmaras de vídeo ligadas à Web) para transmitir o eclipse em tempo real, e fizeram transmissões usando a tecnologia de RealVideo e RealAudio, diretamente dos pontos onde havia melhores condições meteorológicas, como na Romênia.
 
 

Eclipse do sol: anel de Bailey

Eclipse do sol: anel de diamante

Eclipse do sol: totalidade
 

Entre as organizações voltadas às ciências espaciais também brilharam pela qualidade e riqueza os sites da NASA, uma organização conhecida pela sua impressionante presença na Internet, com um site voltado apenas para o eclipse (EclipseCast site: http://www.EclipseCast.com/), e a NASA TV (http://science.nasa.gov/newhome/), que transmite continuamente notícias espaciais utilizando a tecnologia RealVideo, bem como a European Space Agency (http://sci.esa.int/), correspondente europeu da NASA, com seus sites European Solar Observatory (http://www.eso.org), Solar and Heliospheric Observatory (http://wwwsoho.estec.esa.nl) e EuroMetSat (http://www.eumetsat.de). Esses três sites, pelo fato de estarem localizados na Europa, bem debaixo da trajetória do eclipse, geraram em tempo real imagens maravilhosas da umbra e periumbra (sombras da Lua sobre a Terra), da atividade solar durante o eclipse, e imagens tomadas por telescópios óticos.

Como o fenômeno interessou dezenas de milhões de pessoas com acesso à Internet, também foram montados diversos sites específicos, como o ExploreZone (http://www.explorezone.com), o Eclipse Daily News (http://www.eclipseshades.com/) e o EarthView ECLIPSE Network (http://www.earthview.com/). Esses dois últimos são muito engraçados, pois mostram como é possivel explorar comercialmente eventos de grande interesse: o Eclipse Daily News foi montado por uma empresa que fabricou milhões de óculos descartáveis para proteção dos olhos, que podiam ser comprados através do site. Já o EarthView ofereceu um pacote turístico em hotéis de primeira classe, com astrônomos famosos como guias, telescópios, passeios pelas montanhas, etc.

Notei que a maioria dos sites sobre o eclipse de 99 teve uma grande preocupação em reunir material didático e propor atividades científicas para cientistas amadores e jovens. É uma tradição no ensino de ciências nas escolas primárias e secundárias na Europa e EUA que os professores aproveitem eventos espetaculares como esse para enriquecer o conteúdo do ensino e entusiasmar as crianças pelo conhecimento científico. O mais interessante foi o do Exploratorium (http://www.exploratorium.edu/eclipse/), um famoso museu interativo de ciências localizado em São Francisco, EUA, no qual as pessoas podiam colocar depoimentos em áudio sobre suas impressões durante o eclipse. Todos os sites também tinham coleções de links sobre outros recursos na Web sobre eclipses, animações gráficas, videoclipes, histórias de eclipses anteriores, importância dos eclipses na astronomia, artigos e referências bibliográficas, etc.

Agora vocês podem me perguntar como eu achei toda essa informação. É fácil: alguns catálogos on-line e mecanismos de busca montaram sites especiais somente com links e notícias referentes ao eclipse. O melhor de todos foi o Yahoo! Full Coverage (http://www.yahoo.com). Navegando a partir dele, achei muitas coisas interessantes adicionais, em menos de uma hora… As informações estão todas lá, ainda, portanto, quem tiver interesse, bom proveito!



Renato M.E. Sabbatini é professor e diretor do Núcleo de Informática Biomédica da Universidade Estadual de Campinas, colunista de ciência do Correio Popular, e colunista de informática do Caderno Cosmo. Email: sabbatin@nib.unicamp.br

Veja também: Índice de todos os artigos anteriores de Informática do Dr. Sabbatini no Correio Popular.



Publicado em: Jornal Correio Popular, Campinas, 20/8/99 .
Jornal: Email: cpopular@cpopular.com.br
WWW: http://www.cosmo.com.br


Copyright © 1999 Renato M.E. Sabbatini, Campinas, Brazil