Indice de Artigos

Internetocracia

Renato Sabbatini

Existem várias coisas na vida que a gente não consegue evitar. Uma delas é a burocracia, o preço que pagamos para ter uma sociedade organizada. No Brasil, no entanto, ela é exagerada: perde-se muito tempo da vida em cartórios, bancos, repartições públicas, empresas de serviços públicos e outros. Ao ponto que o Brasil é um dos poucos países do mundo que tem a utilíssima profissão de despachante...

Só que, com a Internet, esses senhores vão acabar perdendo o emprego. Já existem muitos serviços burocráticos disponíveis através da rede, e estão crescendo bastante, com a conscientização que vem aos poucos tomando conta do governo e das empresas públicas e privadas. Eis aqui alguns exemplos de como domar a burocracia através da Internet:

Problemas com a conta telefônica? No site da Telesp (http://www.telesp.com.br/) você consulta e ainda pode fazer o pedido de emissão de segunda via (basta digitar o número do telefone). O Guia Eletrônico de Assinantes tem todos os telefones do estado de São Paulo, e você pode pesquisar por nome, nome e endereço ou nome e cidade, mas não por número. Tem também um serviço muito: os números de DDD e de telefones que foram mudados devido aos planos de expansão).

Cansado de ficar em fila de banco? São ótimas as facilidades proporcionadas por muitos bancos através dos seus sites na Internet. O meu banco (http://www.bradesco.com.br) permite que eu pague contas de luz, água e telefone, Darf da Receita Federal, IPVA e outras contas, impostos e taxas estaduais e federais. A emissão de recibos e segundas vias é muito fácil e seguro, e pode ser feita a qualquer momento. É possível também fazer pagamentos de qualquer boleto de cobrança, agendar depósitos periódicos na conta de poupança, transferir dinheiro para qualquer conta corrente ou de poupança do próprio banco ou de qualquer outro banco, sem necessidade de cadastrar as contas antes, fazer e resgatar todos os tipos de aplicações financeiras, pedir talões de cheque e muito mais (são, ao todo, 69 serviços bancários através da Internet, sem cobrança de taxas). Tudo isso sem sair de casa ou por o pé em uma agência! Outros bancos que têm bons sites são o Banespa, Unibanco e o Real..

Precisa mandar uma carta e não sabe o CEP? O site da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) permite consulta on-line (http://www.correios.com.br) e também descarregar o arquivo de qualquer estado para uso local no seu micro. Outro serviço, o CD-CEP (http://www2.sunrise.com.br/cd-cep/), tem a interessante possibilidade de pesquisar uma rua em todos os municípios do Brasil. Outros serviços interessantes relativos aos Correios podem ser obtidos no site da empresa Belson (http://www.belson.com.br), oficialmente aprovado pela ECT: tabela de tarifas postais, rastreamento de encomendas expressas enviadas pelo exterior (as empresas particulares, como a FedEx, tem os seus próprios sites, fantásticos: http://www.fedex.com), e formulário on-line para Pedido de Informação (quando sua postagem deu problemas).

Precisa consultar a legislação e jurisprudência? O site da empresa CD-GRAF, de Brasília (http://www.cd-graf.com.br/legis.htm) tem tudo: Constituição, Códigos Civil e Penal, de Trânsito, Tributário, Comercial, de Defesa do Consumidor, Legislação Eleitoral, CLT, Estatuto da Criança e dezenas de outras leis auxiliares importantes (Inquilinato, Direitos Autorais, Divórcio, Entorpecentes, Juizado Especial e outros) É um site utilíssimo. Outro, muito bom também, é o Avocati Locus (http://www.advogado.com.br): seja seu próprio advogado. Também estão disponíveis na Internet o Diário Oficial da União (http://www.dou.gov.br/wel.html) e de São Paulo (http://www.imesp.com.br/).

Em matéria de leis, fantástico também é o Sislex - Sistema de Legislação Previdenciária, criado pela Dataprev (http://www.dataprev.gov.br/sislex/sislex.html). Tem absolutamente tudo. Aliás, com relação àquela famigerada instituição presente em tudo em nossa vida, o cartório, não deixe de visitar http://www.francanet.com.br/cartorios/legisla.html. Tem todos os procedimentos para protestos, registros de imóveis, títulos e documentos, registro de nasimento e de morte, etc .

Finalmente, se o problema é com a Receita Federal, visite o premiado site: http://www.receita.fazenda.gov.br/. Tem a possibilidade de obter certidão negativa de tributos federais, saber quando o IR vai ser restituído, e muito mais.

Progredimos bastante, como se vê. No entanto, falta muita coisa: pedir passaporte pela Internet, obter vistos consulares, achar bagagem perdida, etc. Um dia vai ter!


Publicado em: Jornal Correio Popular, Campinas, 16/6/98.

Autor: Email: sabbatin@nib.unicamp.br
WWW: http://home.nib.unicamp.br/~sabbatin
Jornal: Email: cpopular@cpopular.com.br
WWW: http://www.cosmo.com.br


Copyright © 1998 Correio Popular, Campinas, Brazil