Indice de Artigos
 
 

Egoboo

Renato Sabbatini

Egoboo é um termo usado cada vez mais freqüentemente na Internet e é uma contração das palavras Ego e Boost, ou seja, ficar com ego inflado, por ter recebido elogios de alguém.

O egoboo é um dos fenômenos principais que impulsionam a existência da Internet. De fato, como se explica que 22% dos usuários americanos da Internet (que atualmente são 120 milhões, segundo um levantamento de maio de 2000) já colocaram alguma informação na Web? É um número espantoso, sem paralelo na história da humanidade, pois pela primeira vez existe a possibilidade real de uma pessoa comum se autopublicar, ou aparecer para uma enorme audiência potencial, com custo praticamente zero (rotineiramente, adolescentes de 15, 16 anos de idade, têm arrebatado prêmios de melhor site no concurso Ibest, ou montado empresas, que depois vendem para investidores por alguns milhões.)

A esmagadora maioria dessa massa de neo-autores jamais recebe um centavo por seus esforços. Portanto, a motivação para que eles se dediquem de forma extremada à produção de material on-line tem uma outra origem: é o egoboo, o arrepio de excitação de ter visto seu nome impresso em uma revista ou na tela de um site.

Quem tem explorado muito bem essa veia de generosidade baseada no lustro do ego são os sites de perguntas e respostas, como o ExpertCentral.com, Askme.com, Allexperts.com, e sites de resenhas, como o epinions.com. Eles se baseiam no serviço gratuito de milhares de especialistas em todos os assuntos imagináveis )por exemplo, Allexperts.com têm 2.500 categorias, e 10 mil colaboradores). Para encorajar os contribuidores a continuarem a responder perguntas ou escreverem para o site, eles utilizam um complexo sistema de pontos e de notas, e de avaliação pelos leitores. Os critérios de avaliação são coisas como grau de conhecimento sobre o assunto, clareza da resposta, polidez, prestígio e velocidade de resposta. Os contribuidores podem ver seu desempenho em tempo real, através de gráficos ou tabelas, e periodicamente os sites publicam relações dos “melhores e maiores” em cada categoria, e existe uma enorme competição. Alguns dão prêmios em dinheiro para os vencedores, ou então já estão começando a pagar por número de visitantes que leram os artigos e respostas.

É mais uma vez o mundo novo da Internet, criando novas convenções sociais...




Renato M.E. Sabbatini é professor e diretor associado do Núcleo de Informática Biomédica da Universidade Estadual de Campinas, colunista de ciência do Correio Popular, e colunista de informática do Caderno Cosmo. Email: sabbatin@nib.unicamp.br

Veja também: Índice de todos os artigos anteriores de Informática do Dr. Sabbatini no Correio Popular.



Publicado em: Jornal Correio Popular, Campinas, 14/7/2000 .
Jornal: Email: cpopular@cpopular.com.br
WWW: http://www.cosmo.com.br


Copyright © 2000 Correio Popular, Campinas, Brazil