Indice de Artigos
 
 

Os japoneses avançam

Renato Sabbatini

Como os leitores devem ter notado pelo grande número de anúncios em jornais, as maiores empresas de serviços de telecomunicação brasileiras já estão oferecendo acesso à Internet através do telefone celular. Um dos serviços é o SMS (Short Message System), que permite acessar o correio eletrônico.

Os usuários de telefones celulares já estão enviando cerca de 10 bilhões de mensagens SMS por mês. Em dezembro de 2002, estimam os especialistas, serão 100 bilhões, ou uma média de 3 mensagens por dia por usuário. É uma taxa de crescimento de quase 200% ao ano, maior que da própria Internet. Se esta predição estiver certa, as tecnologias WAP (Wireless Access Protocol, a "língua" de acesso dos celulares à Internet), GPRS, 3G e outras, serão o principal modo de acesso à rede mundial. As razões são muito simples: um celular custa muito menos que um computador, e pode ser usado em qualquer lugar.

O interessante é que, apesar dos EUA serem hoje um gigante tecnológico, e o país em que todos prestam atenção quando se trata da criação e disseminação de novas tecnologias, desta vez ele perde para a Ásia e para a Europa. Os padrões de comunicação celular europeus são mais avançados do que os americanos e tornaram possível rapidamente o acesso à Internet. Empresas fabricantes de soluções celulares, como a Nokia (finlandesa), Siemens (alemã) e Ericsson (sueca), disputam pau-a-pau com a Motorola, Qualcomm e outras, em termos de preço, dominância de mercado e avanço tecnológico.

Basta ver que, depois dos EUA, os japoneses são o povo que mais usa celular no mundo: cerca de 40% da população! Destes, 8% utilizam a Internet através dos celulares. Por esse motivo, os japoneses enviam hoje 10 vezes mais mensagens SMS do que americanos e canadenses juntos: cerca de 2 bilhões por mês, em dezembro de 1999.

Aliás, depois de um começo tímido, os japoneses também decolaram rapidamente no uso da Internet: hoje são 20 milhões, o segundo maior usuário do mundo, ultrapassando a Inglaterra e a Alemanha (com 16 milhões cada) e o Canadá (com 14 milhões). Cerca de 20% dos lares japoneses têm acesso à Internet. Estima-se que o Japão terá 80 milhões de usuários de celulares e 78 milhões de usuários da Internet em 2005, com 95% dos lares. E esse número deve ser confiável, pois os japoneses são um povo sem as fortes restrições quanto à distribuição da renda que paises como o Brasil, têm, por exemplo.
 



Renato M.E. Sabbatini é professor e diretor associado do Núcleo de Informática Biomédica da Universidade Estadual de Campinas, colunista de ciência do Correio Popular, e colunista de informática do Caderno Cosmo. Email: sabbatin@nib.unicamp.br

Veja também: Índice de todos os artigos anteriores de Informática do Dr. Sabbatini no Correio Popular.



Publicado em: Jornal Correio Popular, Campinas, 30/62000 .
Jornal: Email: cpopular@cpopular.com.br
WWW: http://www.cosmo.com.br


Copyright © 2000 Correio Popular, Campinas, Brazil