As maiores descobertas científicas do milênio

Este é o último artigo de uma série de três, na qual me propus detalhar as maiores invenções e descobertas do milênio que termina no final deste ano. No primeiro artigo escrevi sobre as dez maiores invenções, no segundo sobre as dez maiores invenções médicas, e hoje termino com as dez maiores descobertas científicas dos últimos mil anos.

Ao contrário das invenções, que geralmente são a obra de uma pessoa só, ou de um número pequeno de colaboradores, as grandes descobertas científicas (geralmente denominadas de teorias, pois consistem de um conjunto de explicações cientificamente comprovadas sobre algum fenômeno natural) na maioria das vezes envolvem um número grande de cientistas, que contribuem com partes da teoria, seja através de trabalhos de pesquisa experimental, seja através da elaboração das leis. No entanto, é claro que alguns dos maiores avanços científicos devem muito a uma única pessoa, como é o caso de Darwin, Newton, Copérnico ou Einstein.

Na apresentação das descobertas, vou seguir o critério cronológico, pois não podemos dizer que uma é mais importante do que a outra.

1) Teoria heliocêntrica: os povos antigos acreditavam que o sol girava em torno da Terra. As religiões monoteístas, particularmente o catolicismo, transformaram isso em dogma, ao dar ao ser humano um lugar no centro do Universo. Por isso, a teoria proposta pelo astrônomo polonês Nicolau Copérnico, ao conseguir explicar a mecânica celeste de maneira mais racional, teve a força de um cataclisma filosófico, social e religioso, e que quase levou Galileu à fogueira, por apresentar provas científicas para a teoria. Depois disso, toda a ciência mudou, livrando-se da herança de Aristóteles para sempre.

2) Teoria da gravitação universal: proposta pela primeira vez pelo maior gênio científico de todos os tempos, o físico inglês Isaac Newton, representou uma solução teórica brilhante para o problema da atração entre massas, e explicou milhares de fenômenos naturais, particularmente na astronomia. Newton também inventou toda uma nova área da matemática para descrever fenômenos físicos dinâmicos, o cálculo diferencial e integral; revolucionando para sempre as ciências da natureza.

4) A célula: os naturalistas descobriram, através do uso de um novo instrumento, o microscópio, que os organismos eram constituídos por unidades muito pequenas, denominadas células. Bactérias, protozoários e alguns tipos de algas são unicelulares, mas a complexidade da vida aumentou muito com o surgimento dos seres pluricelulares. Seu funcionamento pode ser explicado como uma cooperação integrada entre grupos de células especializadas em determinados tipos de funções, como suporte, nutrição, respiração, comando, etc. A teoria celular deu origem também à medicina científica, ao levar-nos a entender que as doenças surgem em decorrência do malfuncionamento ou morte de grupos dessas células, e abriu as portas para o diagnóstico e a terapia modernos.

5) Teoria da evolução: Até a publicação do pioneiro estudo do naturalista inglês Charles Darwin no século XIX, existiam muitas teorias que procuravam explicar, de forma insatisfatória, a diversidade das espécies vivas no planeta e o fato evidente de que algumas descendiam de outras. Darwin propôs, brilhantemente, o mecanismo para a evolução, através da teoria da seleção natural, ou da adaptação seletiva, pela qual pequenas mudanças nos organismos vivos afetam sua sobrevivência em relação a mudanças ambientais, e que os mais aptos conseguem se reproduzir em maior quantidade. Constitui, até hoje, o embasamento que tudo explica, na biologia.

Charles Darwin

6) Teoria da relatividade: descoberta no começo do século pelo físico alemão, Albert Einstein, alterou de forma profunda e radical nossa percepção acerca do Universo, da matéria, da energia e do tempo. Abalou e alterou a física newtoniana, predominante por mais de 200 anos, e abriu campos inteiros novos da física, principalmente nos fenômenos de larga escala e enorme velocidade, como a astrofísica e a cosmologia. Não é à toa que Einstein foi eleito a personalidade do século pela revista Time.

Albert Einstein
Max Planck

7) Física quântica: proposta inicialmente por outro gênio, compatriota e contemporâneo de Einstein, o físico Max Planck, foi outro grande terremoto científico, ao reformular profundamente nossa continentes ao longo dos milênios. As colisões e atritos entre as placas explicam os terremotos e os vulcões, e incontáveis outros fenômenos físicos, como o próprio clima, a distribuição e evolução das espécies vivas.

9) Big-Bang: qual é a origem do Universo? Muitas evidências indicam que toda a matéria e a energia nele existentes, e o próprio espaço e tempo, se originaram há uns 20 bilhões de anos, a partir de um único ponto, chamado singularidade, que "explodiu" e ainda está se expandindo. A expressão foi cunhada por um físico russo-americano, George Gamow. Continua sendo uma teoria, pois suas evidências são indiretas; seria impossível observá-lo. Mas o Big-Bang mudou tudo na maneira de encararmos a criação, inclusive do ponto de vista filosófico.

10) Código genético: a descoberta da estrutura e da função do DNA e do RNA na codificação genética e nos mecanismos da herança e das funções celulares é um dos mais espetaculares avanços científicos de todos os tempos, tendo revolucionado profundamente a biologia e a medicina. O feito é devido a dois cientistas ingleses na década dos 50s, Crick e Watson (que ainda estão vivos). Abriu o caminho para uma nova era da humanidade, através da engenharia genética, a terapia gênica, a síntese de novas formas de vida, e assim por diante. É o ser humano brincando de Deus.

Correio PopularPublicado em: Jornal Correio Popular, Campinas,  5/3/2000.

WWW: http://www.sabbatini.com/renato