São Paulo, quinta-feira, 02 de maio de 2002


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
 

Para médico, resultado se deve a efeito psicológico

DA REPORTAGEM LOCAL

Fazer simpatias e rituais mágicos pode ajudar o estudante a passar no vestibular, desde que ele estude durante o ano. Essa é a opinião de André Mantovanni, 21, autor de dois livros sobre simpatias.
"Os rituais apenas funcionam como uma ponte facilitadora. É uma ajuda a mais para o estudante", disse ele, que recebe em seu consultório vários vestibulandos, ou suas mães, à procura de ajuda.
Ele diz que, na maioria das vezes, seu tratamento esotérico obtém resultados positivos. Mantovanni afirma que, para que uma simpatia ou um ritual tenha efeito, é preciso que seja mantido em segredo. "Quando se fala para os outros, deixa-se que energias externas influenciem negativamente o processo", disse ele.

A opinião do cético
Para o presidente da Sociedade Brasileira de Céticos e Racionalistas, o médico Renato Endrizzi Sabbatini, as simpatias de fato podem ter efeitos na diminuição da ansiedade e do nervosismo do vestibulando.
O que difere sua posição da de Mantovanni é que, como cético, não acredita em explicações com base em energias cósmicas ou influências de entidades.
Para ele, o resultado dos rituais mágicos se deve ao efeito psicológico que é provocado na pessoa. Seria como no chamado "efeito placebo", em que um paciente tem melhora em seus sintomas apenas por pensar que está sendo tratado.
"Só de ficar conversando com uma pessoa por mais de uma hora e de contar seus problemas, já há efeitos positivos", disse ele, que é professor da Unicamp.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.