Especialista aponta as 10 tecnologias mais promissoras para a próxima década

Brasília, novembro de 2007 – O mundo globalizado e cada vez mais competitivo gera a necessidade por avanços tecnológicos em determinadas áreas, ao mesmo tempo em que se busca por soluções para a sua adoção em larga escala dentro dos sistemas sócio econômicos, educacionais e ambientais. Além disso, tais ações acabam gerando conseqüências e impactos distintos. Para discutir este cenário, Renato Sabbatini, Presidente do Instituto Edumed e professor de informática médica da UNICAMP, aponta 10 tecnologias que estão começando a ter um grande impacto econômico e social e de que forma afetarão as ciências jurídicas.

De acordo com Sabbatini, as tecnologias com grande potencial e que estão mais próximas de serem realizadas do ponto de vista de modelo de negócios e melhor desenvolvimento tecnológico na próxima década são:

1 - telepresença e realidade virtual;
2 - geomapeamento 3D (incluindo GPS);
3 - telemedicina;
4 - convergência digital e TV digital;
5 - inteligência artificial e robótica (também SPOT, casas e carros inteligentes);
6 - redes de alto desempenho como satélite, fibra ópticas, wireless/ mesh e grid;
7 - bibliotecas digitais (inclusive papel eletrônico), Web semântica, Web 2.0, folknommics, redes sociais, Free source;
8 - neurotecnologia e microeletrônica (quantum computing);
9 - nanotecnologia e biochips;
10 - bioinformatica e biocomputação.

Ainda de acordo com o profissional, estes itens apontados irão impactar, principalmente, de duas maneiras distintas no setor jurídico, já que de um lado existem as tecnologias que vão revolucionar a ação do judiciário, especialmente a área de investigação; e de outro os impactos que estas tecnologias vão trazer para as leis, para a cidadania, os direitos humanos, entre outros. Desta forma, o Judiciário vai ter que criar jurisprudência em áreas totalmente novas e imprevisíveis. “A inclusão de novas tecnologias pode afetar de muitas formas. Uma das mais importantes, sem dúvida, é o surgimento de novos tipos de crimes, contravenções, lesões aos direitos fundamentais, etc. Outras afetarão os serviços do judiciário, proporcionando maior transparência e acessibilidade via Internet, telefonia celular e TV digital”, explica Sabbatini.

keynote speaker - Renato Sabbatini, fala sobre "10 tecnologias mais promissoras no futuro", dia 7, às 9h30.

Para mais informações e acesso à grade com a programação completa, veja o link:
www.conip.com.br/judiciario2007/index.php

Serviço - CONIP Judiciário

Data: 7 e 8 de novembro de 2007
Horário: das 8h30 às 18h
Local: Centro de Eventos e Convenções Brasil 21
Endereço: SHS, Q 06, ConjuntoA (entre Blocos E e F).
Brasília - DF


Sobre o Keynote Speaker

Renato Sabbatini participará como keynote speaker do CONIP Judiciário. Ele é presidente do Instituto Edumed, professor de informática médica da UNICAMP e foi escolhido pela revista Info Exame como um dos 50 maiores inovadores em tecnologia no Brasil.

Sobre o CONIP Judiciário
Inaugurado no calendário de eventos do Instituto CONIP em 2006, o CONIP Judiciário tem como objetivo identificar as inovações tecnológicas implantadas no Poder Judiciário, levantar as melhores práticas e ser um fórum para debate sobre temas de TI que estão na agenda de modernização de todos os Tribunais. Na primeira edição, o evento contou com a participação de cerca de 200 pessoas, sendo quase 50% de membros do governo (DF), além de representantes de outros estados como São Paulo, Rio Grande do Sul, Sergipe, Alagoas, Rio de Janeiro entre outros. Para saber mais acesse:
http://www.conip.com.br/judiciario2007/index.php .

Sobre o Instituto CONIP
O Instituto CONIP - Conhecimento, Inovação e Práticas de TI na Gestão Pública é uma organização sem fins lucrativos, cujo objetivo é ser um observatório das práticas bem-sucedidas do uso da tecnologia da informação na gestão pública em todo o Brasil como referência de pesquisa e conhecimento. Tem como missão desenvolver e disseminar conhecimento e práticas no uso inovador e alternativo das tecnologias de informação e comunicação com ênfase em democracia, cidadania e eficiência do serviço público. Suas atividades são: direcionar e prover conteúdo para os eventos CONIP - Congresso de Informática Pública, pela geração de artigos para publicações especializadas e disponibilização de documentos relevantes ao tema TI e governo.

INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA:

Empresa: Conip
Site:
www.conip.com.br
Trama Comunicação - Tel: (11) 5080-9100 - www.tramaweb.com.br

Jornalistas Responsáveis
Gerente de Atendimento: Anita Delmonte –
anita@tramaweb.com.br - (11) 5080-9118 / 9292-5381
Diretora: Leila Gasparindo –
leila@tramaweb.com.br

Sobre a Trama
Há 12 anos, a Trama Comunicação desenvolve e executa estratégias diferenciadas de relacionamento e comunicação para empresas e instituições de diversas áreas com foco em tecnologia, educação e inovação e sustentabilidade. Foi uma das agências pioneiras em oferecer e administrar a sala de imprensa das organizações na Internet e postar diariamente releases com informações a respeito dos clientes atendidos, baseada no conceito de comunicação interativa. Preparada para atender marcas com presença na América Latina, possui sede em São Paulo e escritório em Buenos Aires, além de operar internacionalmente por meio de parcerias com agências locais. Entre os serviços oferecidos estão: auditoria de imagem e opinião, assessoria de imprensa, clipping digital, comunicação interna, comunicação interativa (blog corporativo, podcast, conteúdo para website, sala de imprensa interativa), organização de eventos, gestão de crises, media training, planejamento estratégico de comunicação, publicações corporativas e relações públicas.

Desenvolvimento
W2 Websites